Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza, tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. A pesquisa de mercado é uma ferramenta especialmente desenhada para diminuir as dúvidas e iluminar o cenário.
Veja abaixo 5 motivos que vão ajudar você a entender e adotar a pesquisa mercadológica
1. Conhecer o perfil do cliente
Ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros).
2. Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos
Bom, o título já diz tudo!
3. Analisar os fornecedores de produtos e serviços
Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades.
4. Dimensionar o mercado
Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.
5. Definir o público-alvo
Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será sua clientela. Esse conhecimento é fundamental, uma vez que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer as necessidades dos clientes.
Fonte: Sebrae