Como fazer uma pesquisa de opinião que realmente funcione?

Pesquisa de opinião

Toda empresa deseja vender muitos produtos e lucrar. Além de investir na melhoria de mercadorias e serviços, como fazer para que os clientes se sintam cada vez mais contemplados? Uma ótima maneira de conseguir isso é por meio da pesquisa de opinião.

Essas pesquisas são uma excelente maneira de colher opiniões dos consumidores e otimizar as estratégias da empresa. Como se não bastasse, elas também servem para aproximar essas pessoas da organização, uma vez que se sentem ouvidas. Neste post, falaremos mais sobre essas pesquisas e como conduzi-las. Boa leitura!

A importância da pesquisa de opinião

A pesquisa de opinião é imprescindível para entender o impacto que os produtos e o atendimento da empresa têm sobre os clientes. A partir dela, será possível conhecer os pontos positivos e o que a companhia pode fazer para melhorar.

Esse estudo nada mais é do que um questionário com o objetivo de conhecer a experiência do cliente com a empresa. A pesquisa deve ser precisa o suficiente para que as perguntas elaboradas gerem respostas objetivas para facilitar a análise interna.

Assim, podemos dizer que ela é um recurso simples, mas com impacto relevante. Imaginemos, por exemplo, que uma pesquisa tenha como principal objetivo determinar as opiniões sobre um produto específico.

A partir da média das respostas, a empresa entenderá se aquela mercadoria é um sucesso ou se ainda pode receber ajustes. A mesma lógica também pode ser aplicada em relação ao nível de atendimento.

Você já deve ter entrado em sites nos quais uma janela o questiona sobre a sua satisfação com a empresa: aquela resposta é somada com a de outros visitantes e oferece à empresa uma visão precisa das perspectivas dos consumidores e leads.

Desse modo, podemos entender que essa pesquisa pode ser aplicada de diferentes maneiras; seja como um questionário mais detalhado enviado por e-mail ou até mesmo uma mera pergunta em um pop-up no seu site.

O importante é entender que as respostas fornecem uma visão clara de como as pessoas percebem o seu negócio. Como se não bastasse, elas são úteis para redesenhar estratégias e repensar processos.

fonte: Sebrae

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